O DX 256 é um acessório criado pela Bung Enterprises, os mesmos criadores do famoso Doctor V64, acessório responsável por praticamente mais da metade de todas as ROMs do N64 que podemos achar pela internet. O DX 256 Super Game Saver, como o nome sugere, é um item que serve para guardar o progresso dos jogos. Isso é algo muito útil, principalmente quando você está jogando um jogo que não oferece opções de múltiplos ficheiros e ainda tem que compartilhar o jogo com alguém.
Como podemos observar na imagem acima, há duas rodas vermelhas na parte frontal do cartucho. Essas rodas são usadas para criar 256 combinações diferentes de números (é daí que vem o nome do acessório), e cada uma dessas combinações, significa um ficheiro (slot) diferente, que é onde o progresso do jogo é salvo. Para usar o DX 256, primeiro é necessário formar uma combinação de números girando essas duas rodas vermelhas e, colocar uma fita de jogo na entrada superior do acessório. E em seguida, conectar o DX 256 na entrada para cartuchos do N64. Ao ligar o console, a memória do cartucho de jogo será completamente ignorada e todos os dados e progresso do jogo serão salvos no DX 256. Isso não apaga e nem altera o progresso salvo na memória do cartucho do jogo.
Para quem entende inglês e quer mais informações sobre como funciona o DX 256, é só assistir ao vídeo abaixo:
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
É um cartucho oficial da Nintendo, que era utilizado em centros de assistência para testar o funcionamento do Nintendo 64, e identificar possíveis problemas no aparelho. Vinha com um manual, para garantir que os funcionários do centro conseguiriam efetuar todos os testes corretamente e utilizariam o cartucho da forma adequada. Se a luz vermelha, localizada do lado direito do cartucho acendesse em qualquer ponto do teste, significava que o aparelho (o N64) estava com algum defeito.
No topo do cartucho tem uma entrada para um conector JTAG, o que dava-lhe a possibilidade de ser reprogramado. Isso era feito se algum bug ou incompatibilidade do cartucho com qualquer versão do N64 fosse(m) encontrado(s), sendo atualizada a versão de seu software.
O cartucho sempre foi muito caro, até mesmo em sua época, que custava cerca de US$ 500,00 (que era mais até que o próprio console). A Nintendo impôs esse preço exorbitante para desencorajar a venda do cartucho pelos centros de assistência.
Agora veja um pouco de seu funcionamento:
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
IS Viewer 64 é um dispositivo portátil de backup feito para o Nintendo 64 em 1997. O aparelho era, até então, um dos mais potentes dispositivos de 64 da época - funcionava cerca de 2mb por segundo.
De acordo com o Site Shiggsy Dbadev, o preço do aparelho em 1997 eram exorbitantes 1800 dólares! Há alguns anos atrás, foi vendido um IS Viewer por 225 dólares. Hoje este é um ítem raríssimo e restrito para alguns poucos colecionadores no mundo.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Action Replay é uma série de dispositivos de cheats que foram lançados pela Datel, uma empresa inglesa que desenvolve periféricos para consoles de videogame. Existem vários consoles que possuem compatibilidade com o Action Replay, como é o caso do Playstation 1 e 2, Xbox, Gamecube, Sega Saturn, e, claro, o nosso Nintendo 64.
Com este dispositivo, é possível modificar e alterar jogos utilizando códigos de Gameshark. Com ele é possível trapacear nos jogos, ter vidas infinitas, todas as opções do jogo destravadas, além de poder explorar áreas que não foram colocadas no jogo e que não são possíveis destravar jogando normalmente.
O Action Replay consiste num cartucho com entrada superior para conectar o cartucho de jogo, e com um conector que é encaixado no console. O aparelho se assemelha muito ao Gameshark - inclusive no design, mas a grande diferença entre um Action Replay e um Gameshark é que o Action Replay é desenvolvido pela Datel e o Gameshark pela InterAct.
O aparelho foi lançado em 1999, e depois disso foram lançados três modelos: O Action Replay, o Action Replay Professional e o Equalizer. Depois de seu lançamento, o aparelho recebeu várias críticas, dentre elas, cita-se o fato de ser necessário uma versão mais recente do aparelho para que seja possível utilizá-lo em jogos mais recentes.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Game Shark é um acessório que utiliza códigos que alteram determinadas partes da memória do jogo, permitindo trapaças como: ter vidas infinitas, destravar todas as fases, destravar todos os personagens, conseguir a pontuação máxima e etc. Mas nem tudo é trapaças... além disso ele também permite que você tenha acesso a áreas inexploraveis e fases não-finalizadas que deveriam ter sido excluídas quando o jogo foi finalizado. No geral, o Game Shark permite que você faça coisas possíveis de serem feitas normalmente. O Game Shark possui também algumas outras funções, como alterar a imagem de fundo da interface gráfica do menu, copiar o progresso da memória de um cartucho para o Controller Pak (não é possível em alguns jogos) e um editor de memória.
Na época em que foi lançado, muitas pessoas evitavam esse tipo de acessório porque acreditava que eles poderiam danificar os jogos, mas, o máximo que pode acontecer é você perder todo o progresso salvo e ter de começar tudo do zero.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O mundo da emulação do nosso querido N64 novamente se renovou com a chegada do 64 Drive, o mais novo dispositivo de backup e emulação para o N64. Ele foi feito por um cara chamado Marshall, e, segundo meu amigo do ECEN, o acessório foi desenvolvido por cerca de dois anos.
Entre outras novidades, o acessório vem com compatibilidade com cartões de memória Compact Flash e SD. Além disso, o cartucho preza pela facilidade de uso, ou seja, basta conectar o cartão no seu PC e transferir os dados, sem a necessidade de nenhum software específico. Além de suportar os tradicionais EEPROM, SRAM e FlashRAM.
Outro destaque é a qualidade e a compatibilidade das Roms rodadas aqui, de acordo com o criador, só existem dois jogos que não funcionam com o aparelho (Jogos não divulgados). O cartucho conta também com menus interativos e a possibilidade de trocar de skins. O acessório também roda imagens, vídeos e músicas em MP3.
... E pra terminar, gostaria de agradecer ao blog Emu Console Exploit News, da Suécia, thanks McPicky! Ah, e aqui está o link do site oficial do aparelho para fazer a aquisição do aparelho, ou para saber detalhes técnicos do mesmo. Agora, fique com alguns vídeos do aparelho em ação:
---------------------------------------------------------------------------------------------
Bom, quem tem um videogame - que não seja necessariamente um N64 - e que já imaginou em um móvel personalizado e que possa acomodar perfeitamente seus consoles e todos os seu jogos? Pois bem, a boa notícia pra quem tem um N64 é que esse móvel existe!
Porém, como grande parte dos acessórios aqui mostrados no blog, esse acessório é misterioso. Tanto que poucas coisas se sabem sobre esse acessório, como data de lançamento, número de peças fabricadas, lugares onde foi vendido, etc... A única imagem disponível do acessório é essa ao lado.
O pouco que se sabe é que ele é simplesmente uma rack com três repartições e que comporta consoles, controllers e cartuchos. O produto é oficial e está em japonês, provavelmente um dos vários ítens que estão restritos à Ásia.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fala ae galera. Hoje eu trago duas noticias, uma boa e uma ruim. Qual vocês querem ouvir primeiro? Irei começar pela boa... Foi lançado mais um novo flash cart para nossos Nintendo 64. Agora a vez da noticia ruim... Como muitos outros acessórios, esse também não está a venda no Brasil. Agora que vocês estão sabendo das noticias...
Bem, irei falar sobre o EverDrive 64, o mais novo flash cart (que é um acessorio que permite rodar jogos baixados da internet no propio console) para o Nintendo 64. Aparentemente ele é melhor que oNEO N64 Myth, pelo fato de não mais utilizar aqueles cartões estranhos de flash cart de Game Boy Advance.
CARACTERISTICAS
- Suporta Cartões SD, MMC e SDHC
- Suporta FAT16/FAT32. Tamanho de partição ilimitado para fat32
- Velocidade de transferência de 4,5-5 Mbyte/s de SD para SDRAM
- 64Mbyte (512mbit) SDRAM for ROM data (max rom zize 64Mbyte)
- Caracteristicas de Emulação
- Suporta saves de cartuchos (SRAM, SRAM128Kbyte, EEPROM16k, EEPROM4k)
- Região livre. Jogue ROMs pal em um sistema nstc e vice-versa
- Boot do emulador por cic. É necessario ter cic6102/7101 para jogar todos os jogos
- O cartucho não necessita de nenhum software extra para PC
- byteswoped and non byteswoped ROMs are supported
- Porta USB 800k - 1Mbyte/s (opcional)
Mas nem tudo é um oceano de rosas... pois ao contrario do NEO N64 Myth, esse não possui entrada para cartuchos (que servem para dar boot), sendo que você teria que comprar um chip CIC ou desmontar um cartucho original para tira-lo e sodar na placa do EverDrive 64. Na minha opinião, isso não compensa pois você teria que destruir um jogo original.
Atualmente não há mais nenhuma unidade do EverDrive 64 disponivel, que se encontra a vendar em http://shop.retrogate.com/EverDrive-64-ED64.htm por cerca de $ 99,00 (mais ou menos uns 180 mangos).
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esse inútil curioso acessório é o Game Grip. Ele serve para personalizar seu controller de Nintendo 64 e garantir uma boa "pegada" para ele não escorregar. Esse acessório é raro e o único lugar que você pode encontrá-lo é pelo eBay.
Nenhum comentário:
Postar um comentário